PROJETO - ESCOLA DE PAIS
Público alvo: Familiares ou cuidadores responsáveis pelos alunos e pacientes desta Instituição
Duração: 120 horas
Elaboração do Projeto: Aparecida Morais Gonçalves - (Supervisora pedagógica)
JUSTIFICATIVA:
Esse projeto tem como finalidade conscientizar e instruir os familiares, para que estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios que a vida lhes impôs. Como é uma proposta totalmente solidária, não há utilização de métodos autoritários nem impositivos aos educandos, consequentemente com a envoltura adquirida, os educandos se aproximarão mais desta entidade, compreendendo que dessa forma será possível obter a educação e os direitos garantidos para seus filhos.
A Escola de Pais integrará uma das ações complementares de apoio à família para lidar com questões relacionadas aos diversos estágios de vida da pessoa com Deficiência Intelectual, Física, Múltipla, Síndromes, Transtornos Globais, dentre outras.
OBJETIVO GERAL:
Fortalecer a função dos pais e cuidadores a fim de reforçar suas responsabilidades como protagonistas no desenvolvimento físico, cultural e emocional de seus filhos, contribuindo para que possam desenvolver condutas saudáveis e definir sua própria identidade familiar.
Conduzir os familiares junto aos profissionais da entidade no sentido de alinhar suas atitudes, e focar nos objetivos em comum. Devem, portanto, compartilhar do mesmo ideal, pois só assim, realmente estarão formando e educando, superando conflitos e dificuldades,a fim de buscar um caminho livre para a aprendizagem efetiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Integrar escola e família;
2. Estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno;
3. Dotar a família de conhecimentos teórico-práticos capazes de subsidiar o acompanhamento escolar do aluno;
4. Envolver os pais em atividades de aprendizagem em casa;
5. Levar a família a compreender melhor o desenvolvimento da criança e do adolescente;
6. Desenvolver afetividade;
7. Conscientizar os pais de seu papel de educadores;
8. Aproximar a família da escola.
METODOLOGIA:
O projeto tem a proposta de desenvolver um trabalho interdisciplinar, envolvendo ás áreas de serviço social, psicologia e pedagogia, além de contar com outros profissionais para participarem de encontros com temas específicos como: nutrição, neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia e outros.
A programação da Escola de Pais será estruturada em encontros semanais, a cada duas vezes por semana serão preparadas aulas com conteúdo de duração de 1 hora e 30 minutos, facilitando desta forma a participação de todos.
No final de cada módulo os participantes receberão um certificado, nas condições de terem atingido a frequência de 75 % das aulas.
EXECUÇÃO:
A entidade dará início no Projeto de Pais em fevereiro de 2016, no princípio o projeto selecionará 5 (cinco) membros para sua formação, os indivíduos para esta 1ª (primeira) formação, serão selecionados de acordo com suas disponibilidades para participar e com as necessidades dos mesmos em engajar, interagir com convicção da melhoria do espaço oferecido às pessoas com deficiência, desta forma eles tem oportunidade de perceber a importância da sua presença na vida cotidiana de seu filho e/ou filha, e de que forma lidar com diversas situações.
As disciplinas serão trabalhadas em torno das dúvidas, dos interesses, e dos ideias demonstrados pelos membros educandos. O intuito desta didática é informar, ajudar, conscientizar, estimular a interação destes familiares, promovendo mais envolvimento desses na vida das pessoas com deficiência que frequentam esta entidade. Por meio deste vínculo serão estudadas formas para melhorias dos processos e adequação de novas ferramentas desatadoras de obstáculos.
O estudo para a expansão do projeto será realizado pela equipe pedagógica e técnica interdisciplinar desta entidade, que farão um planejamento baseado nas precariedades apresentadas no presente, a partir de algumas dificuldades será possível estudar novas estratégias para prosperar com os processos, trazer os cuidadores da clientela atendida para dentro da realidade da instituição será imprescindível para sistematizar o seguimento de maneira adequada e eficaz.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que os participantes tenham mais consciência dos direitos e deveres para com seus dependentes, e que se torne prudente e amadurecido para buscar informações e meios para resolver suas dificuldades e eventualidades.
Este estudo será ainda fundamental para que eles percebam a importância da participação da família na vida escolar e cotidiana do seu filho, e como atender as necessidades das pessoas com deficiência ao seu redor.
MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO
A docência será ministrada por um pedagogo da entidade, mas será planejada em conjunto com a equipe técnica interdisciplinar, supervisão e direção da entidade. A análise do conteúdo também será avaliada em conjunto, por todos os profissionais envolvidos.
Os educandos serão avaliados ao final de cada disciplina, deverão responder os exercícios de fixação, entregarão trabalhos de pesquisa e realizarão uma avaliação final para encerramento de cada disciplina.
Serão aprovados os membros da Escola de Pais que conseguirem atingir uma nota média de 7 (sete) pontos em todas as disciplinas, junto com 75% da frequência nas aulas. Caso não consiga atingir a média, será realizada uma nova avaliação para recuperação. Caso a nota não seja recuperada, o educando necessitará repetir o módulo.
PLANEJAMENTO:
Disciplina 1 – INTRODUÇÃO A ESCOLA DE PAIS
1.1 – O que é?
1.2 - Qual é o seu intuito?
1.3 Como vai ajudar no desenvolvimento e amadurecimento de ideais, e como vai melhorar os serviços prestados pela entidade?
1.4 – Resultados Esperados.
1.5 - Sugestões para os temas.
Disciplina 2 – APAE
2.1 – História da entidade.
2.2 – Objetivo.
2.3 – Funcionalidade.
2.4 – Equipe de colaboradores.
2.5 – Critério para avaliação dos alunos e pacientes.
2.6 – Serviços propostos.
Disciplina 3 – DEFICIÊNCIA
3.1 – Quais deficiências mais visualizamos em nosso contexto?
3.2 - Como elas poder ter desenvolvido?
3.3 – Como lidar com as limitações?
3.4 – Porque as pessoas com deficiência necessitam das atividades proposta pela APAE?
Disciplina 4 – PESQUISAS
4.1 – Pesquisa sobre o contexto familiar dos participantes.
4.2 – Quais são suas visões sobre as pessoas com deficiências de suas famílias?
4.3 – Como eles trabalham para ajudar estas pessoas.
4.4 – Verificar necessidades, e formas para auxilia-las.
Disciplina 5 – INTERMEDIAÇÃO DOS TÉCNICOS INTERDISCIPLINARES
5.1 – Esclarecimento de dúvidas.
5.2 – Explicações sobre suas assistências.
5.3 – Atividades que podem ser realizadas em casa e que podem auxiliar na melhoria do tratamento.
5.4 – orientações.
Disciplina 6 – PALESTRA
6.1 – Convidar um profissional externo para um bate papo com os familiares.
6.2 – Levantar com estes palestrantes as dúvidas anteriores levantadas para um baseamento da visão do mesmo.
6.3 – Fazer uma atividade para fixação dos temas discutidos.+
6.4 – Avaliar o desempenho dos educando no decorrer de todas as disciplinas.
Disciplina 7 – REVISÃO
7.1 – Revisar todos os tópicos estudados.
7.2 – Discutir sobre os interesses dos membro em outros assuntos.
7.3 – Avaliar todos os resultados, e verificar que há necessidade de extensão do curso.