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APAE - CAMBUÍ

Apae de Cambuí - MG

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PLANO DE AÇÃO 2016

 

PLANO DE AÇÃO

2016

 

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí - MG

 

 

 


 

INFORMAÇÕES CADASTRAIS DA ENTIDADE

IDENTIFICAÇÃO:

Instituição: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí-MG

Cidade: Cambuí

UF: MG

Presidente: Claudio Clemente Bueno

 

 

Pessoa para Contato: Valéria Gonçalves de Souza Santos

 

 

Telefone: (35) 3431-2351

E-mail: apae@micropic.com.br

Ano base: 2016

      

 

IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS:

Cargo

Nome

Documentos

Formação Acadêmica

Presidente

Cláudio Clemente Bueno

RG: 5.212.620-1 SSP/SP

CPF: 841.137.078-04

Administração de Empresas

Vice-Presidente

Erivelton de Paula Sousa

RG: 11.897.164 SSP/MG

CPF: 037.219.696-93

Ciências Biológicas

1º Diretor Secretário

Marisa do Carmo Bueno

RG: 5.927.429-3 SSP/SP

CPF: 858.216.678-87

Direito

2º Diretor Secretário

Luciano do Carmo de Souza

RG: M-6647671 SSP/MG

CPF: 025.935.876-28

Administração de Empresas

1º Diretor Financeiro

Eliana Aparecida Coelho Silveira

RG: 13.163.635 SSP/SP

CPF: 023.990.716-70

Ciências Contábeis

2º Diretor Financeiro

Elda Maria Gonçalves Moraes

RG: 225304661-SSP/SP

CPF: 613.197.756-91

Ensino Médio Completo

Diretor de Patrimônio

Samuel Almeida Pereira

RG: 14.994.117

SSP/MG

CPF: 089.345.696-97

Administração de Empresa

Diretor Social

Marianete Lopes Padilha Machado

RG: 16.462.417 SSP/MG

CPF 452.335.596-20

Direito

Conselho de Administração

Vicentina Maria da Silva

RG: 23.203.271-3

SSP/MG

CPF: 413.444.806-91

Pedagogia

Conselho de Administração

Bernadete de O. M. Nascimento

RG: M-177. 223

CPF: 121.221.496-04

Direito

Conselho de Administração

Miraci Aparecida Rosa da Silveira

RG: 3.750.3614

CPF: 271.497.306-04

Ensino Médio completo

Conselho de Administração

Marta Maria dos Santos Fonseca

RG: 1.426.361

CPF: 376.078.716-91

Ensino Médio completo

Conselho de Administração

Benedito Marques Bueno

RG: 11.419.879

CPF: 184.163.656-87

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

Joaquim Donizete Pereira

RG: M - 5.156.265

CPF: 685.184.046-49

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

João Carlos Pedro

RG: M-2. 523.916

CPF: 463.296.766-15

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

Fausto Aparecido Pereira

RG: M - 4.528.025

CPF: 575.821.816-20

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

Melcídia Pereira da Costa

RG: 10.991.145

CPF: 033.369.656-59

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

Valéria de Fátima de Brito

RG: M-8. 700.177

CPF: 025.865.516-05

Ensino Fundamental Completo

Conselho de Administração

Francisco Ribeiro Couto

RG: 14.035.739

CPF: 504.361.398-04

Ensino Fundamental Completo

Conselho Fiscal

Marta Maria Costa de Andrade

RG: M-6. 165.826

CPF: 906.902.816-68

Ensino Fundamental Completo

Conselho Fiscal

Maria Eneide Rangel Padilha

RG: M-4. 807.014

CPF: 868.763.338-68

Administração de Empresas

Conselho Fiscal

José Roberto Salles

RG: 19.519.367-SP

CPF: 090.043.848-71

Engenheiro Químico

Conselho Fiscal Suplente

Ana Lúcia Pereira

RG: M - 4.864.349

CPF: 752.448.106-34

Ciências Físicas e Biológicas

Conselho Fiscal Suplente

Emília de Brito Dionízio

RG: M-7. 556.559

CPF: 027.341.976-50

Ensino Fundamental Completo

Conselho Fiscal Suplente

Maria Aparecida da Rosa

RG: 16.353.547

CPF: 053.283.296-51

Ensino Fundamental Completo

 

Nome Fantasia: APAE

Início atividade: 2003

CNPJ: 03.269.159/0001-02

Atividades: Escola de Educação Especial e Assistência Social às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Endereço: Rua Dr. Rui Ferrer de Oliveira - 148 - Cambuí – MG CEP: 37600-000

Responsáveis: Cláudio Clemente Bueno

 

QUADRO DE PROFISSIONAIS

 

Profissionais

Funções

Vínculo Empregatício

Valéria Gonçalves de Souza Santos

Diretora

Voluntária

Aparecida Morais Gonçalves

Supervisora Pedagógica

Secretaria do Estado de MG

Célia Regina Fróes e Silva

Professora

Celetista pela APAE

Margareth Antonia Rosa Moreira

Monitora

Celetista pela APAE

Josilene Dias da Silva

Professora

Secretaria do Estado de MG

Fernanda Aparecida de Almeida Pereira

Professora

Secretaria do Estado de MG

Regina Fátima de Oliveira

Professora

Secretaria do Estado de MG

Telma Tereza Tavares de Souza

Professora

Secretaria do Estado de MG

Ana Paula Stringheta

Professora

Celetista pela APAE

Elizabete Costa Ribeiro

Professora

Secretaria do Estado de MG

Gilmara Aparecida da Silva

Professora

Secretaria do Estado de MG

Valdirene Aparecida Nunes da Costa

Professora

Celetista pela APAE

Fabio Adolfino da Fonseca

Professor de Capoeira

Celetista pela APAE

Fernando José dos Santos

Professor de Música

Voluntário

Tais da Silva Marques

Assistente Administrativo

Celetista pela APAE

Kellen Cristina Furquim Marques

Auxiliar Administrativo

Celetista pela APAE

Júlio César de Lima

Fisioterapeuta

Celetista pela APAE

Priscila dos Santos Costa

Psicóloga

Celetista pela APAE

Claudiana Faria

Auxiliar Administrativo

Pref. Senador Amaral

Maria José Souza de Araujo

Cantineira

Celetista pela APAE

Diego Carlos de Souza

Auxiliar de Serviços Gerais

Celetista pela APAE

Maria Eufrásia De Moraes Santos

Auxiliar de Serviços Gerais

Celetista pela APAE

Valdete Maria Nunes Marques

Auxiliar de Serviços Gerais

Celetista pela APAE

Vera Lúcia Mota Oliveira

Auxiliar de Serviços Gerais

Celetista pela APAE

Paulo Rogério do Nascimento Gomes

Motorista

Celetista pela APAE

Laércio Aparecido da Rosa

Motorista

Prefeitura de Cambuí

FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM PELA AMPLIAÇÃO DA SEDE

Benedito Aparecido de Oliveira

Pedreiro (construção)

Celetista pela APAE

Ismael Rodrigues Caldeira

Servente (construção)

Celetista pela APAE

José Maria Silvério da Rosa

Servente (construção)

Celetista pela APAE

 

 

INTRODUÇÃO

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí é uma organização social sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla que, unidos por motivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Atualmente, a APAE de Cambuí atende 95 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Escola de Educação Especial oferece turmas de Ensino Fundamental e EJA Anos Iniciais, Estimulação Precoce, para os alunos maiores é oferecida uma sala especializada para trabalhar atividade de vida diária, o Centro de Convivência. A APAE recebe ainda, alunos de escolas regulares para atividades complementares com a Equipe Técnica Interdisciplinar, além de prestar apoio às suas famílias, buscando sempre o desenvolvimento global e a melhoria da qualidade de vida.

A APAE de Cambuí investe de forma permanente na avaliação de suas ações, avançando no conhecimento sobre a realidade dos serviços prestados, o que proporciona fundamentação nas suas relações com o poder público, visando estabelecer parcerias responsáveis na prestação de serviços de relevante interesse social e fundamentar participação efetiva de seus profissionais, autodefensores e familiares.

 

HISTÓRICO

 

A APAE de Cambuí foi fundada em 09/06/1999. O projeto de criação surgiu por iniciativa do Exmo Sr. Juiz de Direito Dr. Eudas Botelho, juntamente com a Associação Comunitária Cambuiense, visando atender a demanda de pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla, proporcionando a elas uma sede própria com estruturas físicas ajustadas às necessidades específicas.

Os alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla frequentavam o Centro Municipal de Atendimento Especializado – CEMAE, cujo local não apresentava infraestrutura física adequada que se pudesse adequar às necessidades específicas dos usuários.

 Assim, graças aos esforços desprendidos pela Associação Comunitária Cambuiense, a Prefeitura Municipal de Cambuí, com o apoio da Câmara Municipal e Família Ramos, realizou-se a doação do terreno para construção do prédio, cuja obra se iniciou em agosto de 1999, desse modo, através do engajamento da comunidade cambuiense e com os recursos adquiridos através de eventos e doações, o prédio para funcionamento da APAE foi construído e iniciou suas atividades

 

em 2003, sendo que o prédio passou a fazer parte do patrimônio da APAE em 2005, através da doação feita pela Associação Comunitária Cambuiense.

Com o intuito de aprimorar o atendimento das pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, foram adquiridos os terrenos que confrontam com o prédio da APAE, onde está em fase de acabamento a construção do novo prédio para clínica de saúde especializada com salas adequadas para o atendimento, hidroterapia, para atender de forma efetiva as pessoas com deficiência do Município, bem como uma quadra de esportes coberta para estimular a atividade física e o espírito esportivo nos alunos.

Cabe salientar que todos os serviços prestados, tanto na Área da Educação, como da Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer são oferecidos de forma gratuita, sendo que a APAE, atualmente é mantida principalmente pela Prefeitura Municipal de Cambuí, Prefeitura do Município de Senador Amaral e Município de Córrego do Bom Jesus, através de subvenções mensais, bem como doações: contribuições de associados, recursos do FNDE/MEC, recurso de Furnas Centrais Elétricas, doação de empresas privadas e receitas auferidas de eventos promovidos pela APAE, dentre outros. (Estatuto da APAE de Cambuí, 2015).

VISÃO: proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual, em seus ciclos de vida, crianças, adolescentes e adultos buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

            MISSÃO: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária e integração das escolas regulares com a APAE.

OBJETIVO: promover a defesa de direitos das pessoas com deficiência, desde a concepção até adulto, prevenção da incidência da deficiência, prestação de serviços e apoio à família.

            ÂMBITO DE ATUAÇÃO: a APAE desenvolve atividades nas áreas da educação, saúde, assistência social, inclusão escolar, atividades complementares para alunos de Escolas Regulares e Creche, Centro de Convivência, abrangendo um público alvo direto e indireto. Também promove a defesa de direitos, educação escolar, inclusão produtiva, inclusão social, apoio às famílias, lazer, esporte, cultura, educação religiosa, habilitação e reabilitação, estudos e pesquisas, atualização, aperfeiçoamento e especialização técnico-profissional.


 

ABRANGÊNCIA:

Clientela atendida

95

Voluntários (membros da diretoria)

25

Voluntários

02

Estagiários não remunerados

03

Profissionais envolvidos

24

Municípios (Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral).

03

 

CLIENTELA ATENDIDA DIRETAMENTE:

Deficiência

0 a 3 anos

4 a 6 anos

7 a 10 anos

11 a 14 anos

15 a 18 anos

Mais de 18 anos

Apoio Pedagógico

Total

Intelectual

04

04

04

06

17

25

-

60

Física

-

-

01

-

-

01

-

02

Auditiva

-

-

-

-

-

03

-

03

Visual

-

-

-

-

-

02

-

02

Múltipla

01

02

02

01

06

16

-

28

Total

05

06

07

07

23

47

-

95

 

DIRETRIZES

 

O planejamento 2016 está implementado, respeitando as diretrizes norteadoras, pontuadas a seguir:

  • Compromisso real com a Defesa de Direitos e a Inclusão Social das pessoas com deficiência e suas famílias em todos os espaços da sociedade, objetivando identificar suas vulnerabilidades e estratégias para sua superação;
  • Compromisso com a efetividade de gestão, aperfeiçoando e ampliando com auxílio dos Manuais do Projeto Águia da Coordenadoria e Gestão da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais;
  • Compromisso com a busca permanente de parcerias e articulações com outras organizações governamentais e não governamentais, sobretudo com as Universidades, visando dar sustentabilidade e cientificidade aos trabalhos;

 

  • Compromisso com o aperfeiçoamento e atualização permanente de seus profissionais, mediante a realização de reuniões técnicas semanais;
  • Compromisso com o cumprimento das metas estabelecidas neste Planejamento;
  • Compromisso com mercado de trabalho, no sentido de analisar, preparar e encaminhar os alunos para o mercado de trabalho formal e informal;
  • Compromisso com a Inclusão Social, preparando e encaminhando os alunos com dons artísticos reconhecidos em concursos e exposição;
  • A Assessoria Administrativa realiza ações administrativas, operacionais, para o desenvolvimento dos trabalhos da instituição, bem como zelar pelos recursos financeiros, responsabilizando-se pela elaboração, acompanhamento e execução de projetos;
  • Controle de receitas e despesas, realização de prestação de contas e publicação do balanço patrimonial.

 

PLANO OPERATIVO ANUAL:

ADMINISTRAÇÃO

AÇÃO

OBJETIVO

META

CRONOGRAMA

PÚBLICO ATINGIDO

Reunião com os profissionais da APAE, familiares, membros da diretoria da entidade.

- Elaborar o planejamento anual;

- Avaliar a execução do planejamento;

- Discutir, definir e viabilizar as ações técnicas de cada coordenadoria.

Organização do ano letivo de 2016.

Fevereiro

Abril

Junho

Agosto

Outubro

Novembro

Profissionais da instituição nas áreas de Educação e Assistência Social, Familiares,

Diretoria da entidade.

- Participação nos encontros do Conselho Regional Vale da Eletrônica em Itajubá-MG;

- Participação nos eventos realizados pela FENAPAE-MG.

Dinamizar os trabalhos dos presidentes, subsidiando-os com informações e materiais necessários para desempenhar suas atribuições junto às APAES de suas cidades.

Integração com presidentes e diretores das APAES da região.

Data definida pela Regional Vale da Eletrônica

Presidentes e diretores das APAES da região.

Avaliação do Plano de

Ação 2016.

Avaliar os pontos positivos e negativos para execução do Plano de Ação.

 Participação dos profissionais que trabalham no Plano de Ação.

Dezembro

Colaboradores da APAE.

Participação em cursos e eventos oferecidos por outras APAES.

Capacitar profissionais para aprimorar os trabalhos em sala.

Participação dos profissionais da APAE.

Data definida pelas APAES.

Profissionais da instituição na área de educação e assistência social.

Ampliação da estrutura física para melhor atendimento clínico.

Alavancar projetos e meios de captação de recursos para auxílio na construção da área clínica planejada.

 Atender alunos, famílias, profissionais da área da saúde, profissionais da área de arquitetura da cidade.

Durante o ano.

Alunos e funcionários e demais profissionais.

EDUCAÇÃO

AÇÃO

OBJETIVO

META

CRONOGRAMA

PÚBLICO ATINGIDO

Reuniões semestrais com familiares

Integrar os pais de alunos da APAE sobre o desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos, bem como buscar parcerias entre escola e família.

 Participação de todos os pais de alunos e de pacientes das atividades complementares

Fevereiro

Junho

Outubro

Novembro

(encerramento)

Pais de alunos, professores, Supervisora Pedagógica, profissionais e estagiários.

Triagem de material escolar para os alunos com recurso financeiro baixo.

Oferecer material adequado para que todos possam ter acesso ao desenvolvimento cognitivo e integração escolar.

 Atender todas as famílias

Fevereiro

Agosto

Família de alunos regularmente matriculados na APAE.

Implementação do Programa de Inclusão Escolar.

 

Estimular os professores à aprimorar o Programa Inclusão Escolar.

 Participação de professores da APAE, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estaduais, Escolas Particulares.

Durante o ano.

Professores, Supervisão Pedagógica, Alunos e Equipe Técnica da APAE.

Projetos: Artes; Higiene; Informática; Contadores de História; Olimpíada; Centro de Convivência; Sexualidade;

 Carnaval;

Contadores de História; Psicomotricidade; Educação Emocional;

Páscoa;

Todos contra a dengue;

Dia do Índio; Dia das Mães; Aniversário da Cidade;

Festa Junina;

Dia dos Pais;

Os meios de transportes e trânsito;

Meio Ambiente;

Reciclagem;

Folclore;

Semana da Alimentação;

Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla; Semana da Família; Projetos Educacionas da Parte Diversificada do Plano Curricular.

Trabalhar através dos projetos a emoção, criação, conhecimento, ética, cidadania, desenvolvimento cognitivo, integração social.

 Atender todos os alunos

Durante o ano.

Alunos, Supervisora Pedagógica, professores, funcionários e voluntários da APAE, familiares.

 

Capoeira,

Musicalidade

 Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo;

Introduzir o conhecimento das melodias e ritmos através da música.

  Orientar e estimular os alunos para que possam aproveitar ao máximo todas as suas potencialidades.

 

Durante o ano.

Alunos, Supervisora Pedagógica, Professores, Funcionários e Voluntários da APAE.

Dia do lazer e intercambio de conhecimento

Vínculo com empresas locais.

Promover a Integração Social.

Outubro

Família

 


 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

AÇÃO

OBJETIVO

META

CRONOGRAMA

PÚBLICO ATINGIDO

Campanha de Vacinação contra Gripe

INFLUENZA e H1N1.

Diminuir o índice de gripe e complicações respiratórias e epidemias.

 Oferecer qualidade de vida e preservá-la.

Data estipulada pela secretaria de saúde

95 alunos e 30 colaboradores.

Encaminhamento de alunos com necessidades de atendimento médico em áreas específicas fora do município.

Encaminhar aos serviços necessários adequados quando as necessidades específicas ultrapassarem as possibilidades da APAE;

Assegurar a saúde e conforto do aluno.

Durante o ano letivo

Pessoas com necessidades específicas

Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti

Combater a epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito

Preservar a saúde dos alunos

Primeira semana de abril de 2016

 Alunos e colaboradores

Fórum Local da APAE

Discutir e orientar a família, sociedade e profissionais sobre a importância da prevenção e tratamento dos alunos com necessidades intelectuais especiais.

 Participação de alunos, familiares, comunidade e profissionais da APAE.

Agosto

95 famílias de alunos da APAE, alunos de atividades complementarem e convidados.

Atividades comemorativas ao Dia das Mães e Aniversário da Cidade

Valorizar a família e interagir as mães num ambiente de religiosidade. Prestigiar as festividades do município.

Facilitar autoestima num ambiente harmonioso para mães ou responsáveis. Participação dos eventos.

Maio

Todas as mães e responsáveis.

Projeto de Conscientização Familiar

 

Conscientizar as famílias sobre a importância dos atendimentos na instituição, extensivo no domicílio.

Participação de todos os alunos e familiares.

Abril e setembro

Equipe Técnica Interdisciplinar,

Supervisão Pedagógica, Direção, Presidente da Instituição.

Integração da família com a escola.

 

Realizar a integração da família com a escola, para que sejam parceiras no desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Todos os alunos e familiares.

Durante o ano.

Famílias de alunos da APAE.

Projeto Inclusão: Atitude e Ação.

 Desenvolver o conhecimento no âmbito comercial.

 Públicos, conhecer diversos ambientes e conquistando independência.

 Realizar compras em diversos setores comerciais. Participação de alunos com facilidade de entendimento na área. 

Durante o ano.

Alunos e professores e funcionários da APAE.

Participação nas atividades Comemorativas da Cidade.

Promover a inclusão Social

Todos os alunos e familiares.

Durante o ano.

Todos os setores da comunidade, alunos, professores e funcionários da APAE.

Atividades de AVD e AVP.

Conscientizar os alunos maiores de 15 anos como organizar os alimentos no almoxarifado, cozinha e limpeza.

 Desenvolver nos alunos atitudes de organização.

Durante o ano

Professores, funcionários, Supervisão Pedagógica, alunos.

Atividades religiosas.

Participar em comemorações religiosas em bairros da cidade e Festa da padroeira da cidade

Todos os alunos e familiares.

Maio

 Junho

Julho e Outubro

Professores, profissionais, alunos, voluntários e estagiários.

Realização da Festa Junina dos alunos da APAE;

Atividades Beneficentes.

Proporcionar atividades de lazer aos alunos da APAE e integração com a comunidade local.

Alunos da APAE, familiares, funcionários, entidades locais, comunidade.

Junho e decorrer do ano.

Alunos, Supervisão Pedagógica, professores, funcionários, familiares e voluntários.

Realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Divulgar o trabalho das APAES, bem como conscientizar a comunidade sobre Deficiência Intelectual e Múltipla.

Participação da comunidade em geral.

22 a 26 de Agosto

Comunidade em geral, escola, entidades locais.

 

Atividades Cívicas.

Participar das comemorações cívicas existentes.

Todos os alunos

Durante o ano

Alunos, professores e funcionários.

Comemoração da Semana da Criança.

Participar das comemorações da Semana da Criança, no intuito de valorizar os direitos e deveres da criança.

Todos os alunos

 

Outubro

 

Alunos, Supervisão Pedagógica, professores, funcionários e voluntários da APAE.

Projeto de valorização da integração dos alunos da APAE com a comunidade local.

Apresentar o espaço físico da Entidade para alunos de Escolas Regulares, Particulares e Centros de Convivências da comunidade local e troca de experiências.

Todos os alunos da APAE e comunidade.

Semana da Criança

Outubro

Alunos, Supervisão Pedagógica, Professores e Convidados.

 

Festa de encerramento do ano letivo

Reforçar o vínculo escola família; proporcionar lazer as crianças da APAE e seus familiares.

Atender alunos e familiares

Dezembro

Alunos da APAE, pais de alunos, comunidade em geral.

Comemoração Natalina

Buscar pessoas voluntárias para apadrinhar os alunos da APAE nas comemorações de natal.

Atender todas as pessoas com deficiência da APAE, pessoas voluntárias da comunidade local, famílias.

Dezembro

Alunos da APAE e comunidade local.

Escola de Pais

Reunião com coordenadores do projeto; Sistematização dos dados; Verificação da proposta.

Pais e profissionais envolvidos no processo.

Carga horária 120 horas.

Pais e responsáveis pelos alunos, divididos em turmas de cinco pessoas.

 

5.              AVALIAÇÃO: A pesquisa de satisfação é um instrumento que avalia e monitora as ações dos programas existentes na instituição e que ajuda na tomada de decisões e no planejamento de novas intervenções.

Para 2016, será dada continuidade às entrevistas semestrais com usuários e seus pais/responsáveis, visando o índice de satisfação dos serviços prestados pela APAE de Cambuí e atualização de dados junto às famílias.

                          

                           Valéria Gonçalves de Souza Santos                                    Cláudio Clemente Bueno

          Diretora - Aut. Nº 053622                                  Presidente da APAE/CAMBUI-MG

 

 

 

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