PLANO DE AÇÃO
2016
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí - MG
INFORMAÇÕES CADASTRAIS DA ENTIDADE
IDENTIFICAÇÃO:
Instituição: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí-MG | Cidade: Cambuí | UF: MG | |||
Presidente: Claudio Clemente Bueno |
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Pessoa para Contato: Valéria Gonçalves de Souza Santos |
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Telefone: (35) 3431-2351 | E-mail: apae@micropic.com.br | Ano base: 2016 | |||
IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS:
Cargo | Nome | Documentos | Formação Acadêmica |
Presidente | Cláudio Clemente Bueno | RG: 5.212.620-1 SSP/SP CPF: 841.137.078-04 | Administração de Empresas |
Vice-Presidente | Erivelton de Paula Sousa | RG: 11.897.164 SSP/MG CPF: 037.219.696-93 | Ciências Biológicas |
1º Diretor Secretário | Marisa do Carmo Bueno | RG: 5.927.429-3 SSP/SP CPF: 858.216.678-87 | Direito |
2º Diretor Secretário | Luciano do Carmo de Souza | RG: M-6647671 SSP/MG CPF: 025.935.876-28 | Administração de Empresas |
1º Diretor Financeiro | Eliana Aparecida Coelho Silveira | RG: 13.163.635 SSP/SP CPF: 023.990.716-70 | Ciências Contábeis |
2º Diretor Financeiro | Elda Maria Gonçalves Moraes | RG: 225304661-SSP/SP CPF: 613.197.756-91 | Ensino Médio Completo |
Diretor de Patrimônio | Samuel Almeida Pereira | RG: 14.994.117 SSP/MG CPF: 089.345.696-97 | Administração de Empresa |
Diretor Social | Marianete Lopes Padilha Machado | RG: 16.462.417 SSP/MG CPF 452.335.596-20 | Direito |
Conselho de Administração | Vicentina Maria da Silva | RG: 23.203.271-3 SSP/MG CPF: 413.444.806-91 | Pedagogia |
Conselho de Administração | Bernadete de O. M. Nascimento | RG: M-177. 223 CPF: 121.221.496-04 | Direito |
Conselho de Administração | Miraci Aparecida Rosa da Silveira | RG: 3.750.3614 CPF: 271.497.306-04 | Ensino Médio completo |
Conselho de Administração | Marta Maria dos Santos Fonseca | RG: 1.426.361 CPF: 376.078.716-91 | Ensino Médio completo |
Conselho de Administração | Benedito Marques Bueno | RG: 11.419.879 CPF: 184.163.656-87 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | Joaquim Donizete Pereira | RG: M - 5.156.265 CPF: 685.184.046-49 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | João Carlos Pedro | RG: M-2. 523.916 CPF: 463.296.766-15 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | Fausto Aparecido Pereira | RG: M - 4.528.025 CPF: 575.821.816-20 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | Melcídia Pereira da Costa | RG: 10.991.145 CPF: 033.369.656-59 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | Valéria de Fátima de Brito | RG: M-8. 700.177 CPF: 025.865.516-05 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho de Administração | Francisco Ribeiro Couto | RG: 14.035.739 CPF: 504.361.398-04 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho Fiscal | Marta Maria Costa de Andrade | RG: M-6. 165.826 CPF: 906.902.816-68 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho Fiscal | Maria Eneide Rangel Padilha | RG: M-4. 807.014 CPF: 868.763.338-68 | Administração de Empresas |
Conselho Fiscal | José Roberto Salles | RG: 19.519.367-SP CPF: 090.043.848-71 | Engenheiro Químico |
Conselho Fiscal Suplente | Ana Lúcia Pereira | RG: M - 4.864.349 CPF: 752.448.106-34 | Ciências Físicas e Biológicas |
Conselho Fiscal Suplente | Emília de Brito Dionízio | RG: M-7. 556.559 CPF: 027.341.976-50 | Ensino Fundamental Completo |
Conselho Fiscal Suplente | Maria Aparecida da Rosa | RG: 16.353.547 CPF: 053.283.296-51 | Ensino Fundamental Completo |
Nome Fantasia: APAE
Início atividade: 2003
CNPJ: 03.269.159/0001-02
Atividades: Escola de Educação Especial e Assistência Social às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Endereço: Rua Dr. Rui Ferrer de Oliveira - 148 - Cambuí – MG CEP: 37600-000
Responsáveis: Cláudio Clemente Bueno
QUADRO DE PROFISSIONAIS
Profissionais | Funções | Vínculo Empregatício |
Valéria Gonçalves de Souza Santos | Diretora | Voluntária |
Aparecida Morais Gonçalves | Supervisora Pedagógica | Secretaria do Estado de MG |
Célia Regina Fróes e Silva | Professora | Celetista pela APAE |
Margareth Antonia Rosa Moreira | Monitora | Celetista pela APAE |
Josilene Dias da Silva | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Fernanda Aparecida de Almeida Pereira | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Regina Fátima de Oliveira | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Telma Tereza Tavares de Souza | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Ana Paula Stringheta | Professora | Celetista pela APAE |
Elizabete Costa Ribeiro | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Gilmara Aparecida da Silva | Professora | Secretaria do Estado de MG |
Valdirene Aparecida Nunes da Costa | Professora | Celetista pela APAE |
Fabio Adolfino da Fonseca | Professor de Capoeira | Celetista pela APAE |
Fernando José dos Santos | Professor de Música | Voluntário |
Tais da Silva Marques | Assistente Administrativo | Celetista pela APAE |
Kellen Cristina Furquim Marques | Auxiliar Administrativo | Celetista pela APAE |
Júlio César de Lima | Fisioterapeuta | Celetista pela APAE |
Priscila dos Santos Costa | Psicóloga | Celetista pela APAE |
Claudiana Faria | Auxiliar Administrativo | Pref. Senador Amaral |
Maria José Souza de Araujo | Cantineira | Celetista pela APAE |
Diego Carlos de Souza | Auxiliar de Serviços Gerais | Celetista pela APAE |
Maria Eufrásia De Moraes Santos | Auxiliar de Serviços Gerais | Celetista pela APAE |
Valdete Maria Nunes Marques | Auxiliar de Serviços Gerais | Celetista pela APAE |
Vera Lúcia Mota Oliveira | Auxiliar de Serviços Gerais | Celetista pela APAE |
Paulo Rogério do Nascimento Gomes | Motorista | Celetista pela APAE |
Laércio Aparecido da Rosa | Motorista | Prefeitura de Cambuí |
FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM PELA AMPLIAÇÃO DA SEDE | ||
Benedito Aparecido de Oliveira | Pedreiro (construção) | Celetista pela APAE |
Ismael Rodrigues Caldeira | Servente (construção) | Celetista pela APAE |
José Maria Silvério da Rosa | Servente (construção) | Celetista pela APAE |
INTRODUÇÃO
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambuí é uma organização social sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla que, unidos por motivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Atualmente, a APAE de Cambuí atende 95 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Escola de Educação Especial oferece turmas de Ensino Fundamental e EJA Anos Iniciais, Estimulação Precoce, para os alunos maiores é oferecida uma sala especializada para trabalhar atividade de vida diária, o Centro de Convivência. A APAE recebe ainda, alunos de escolas regulares para atividades complementares com a Equipe Técnica Interdisciplinar, além de prestar apoio às suas famílias, buscando sempre o desenvolvimento global e a melhoria da qualidade de vida.
A APAE de Cambuí investe de forma permanente na avaliação de suas ações, avançando no conhecimento sobre a realidade dos serviços prestados, o que proporciona fundamentação nas suas relações com o poder público, visando estabelecer parcerias responsáveis na prestação de serviços de relevante interesse social e fundamentar participação efetiva de seus profissionais, autodefensores e familiares.
HISTÓRICO
A APAE de Cambuí foi fundada em 09/06/1999. O projeto de criação surgiu por iniciativa do Exmo Sr. Juiz de Direito Dr. Eudas Botelho, juntamente com a Associação Comunitária Cambuiense, visando atender a demanda de pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla, proporcionando a elas uma sede própria com estruturas físicas ajustadas às necessidades específicas.
Os alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla frequentavam o Centro Municipal de Atendimento Especializado – CEMAE, cujo local não apresentava infraestrutura física adequada que se pudesse adequar às necessidades específicas dos usuários.
Assim, graças aos esforços desprendidos pela Associação Comunitária Cambuiense, a Prefeitura Municipal de Cambuí, com o apoio da Câmara Municipal e Família Ramos, realizou-se a doação do terreno para construção do prédio, cuja obra se iniciou em agosto de 1999, desse modo, através do engajamento da comunidade cambuiense e com os recursos adquiridos através de eventos e doações, o prédio para funcionamento da APAE foi construído e iniciou suas atividades
em 2003, sendo que o prédio passou a fazer parte do patrimônio da APAE em 2005, através da doação feita pela Associação Comunitária Cambuiense.
Com o intuito de aprimorar o atendimento das pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, foram adquiridos os terrenos que confrontam com o prédio da APAE, onde está em fase de acabamento a construção do novo prédio para clínica de saúde especializada com salas adequadas para o atendimento, hidroterapia, para atender de forma efetiva as pessoas com deficiência do Município, bem como uma quadra de esportes coberta para estimular a atividade física e o espírito esportivo nos alunos.
Cabe salientar que todos os serviços prestados, tanto na Área da Educação, como da Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer são oferecidos de forma gratuita, sendo que a APAE, atualmente é mantida principalmente pela Prefeitura Municipal de Cambuí, Prefeitura do Município de Senador Amaral e Município de Córrego do Bom Jesus, através de subvenções mensais, bem como doações: contribuições de associados, recursos do FNDE/MEC, recurso de Furnas Centrais Elétricas, doação de empresas privadas e receitas auferidas de eventos promovidos pela APAE, dentre outros. (Estatuto da APAE de Cambuí, 2015).
VISÃO: proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual, em seus ciclos de vida, crianças, adolescentes e adultos buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;
MISSÃO: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária e integração das escolas regulares com a APAE.
OBJETIVO: promover a defesa de direitos das pessoas com deficiência, desde a concepção até adulto, prevenção da incidência da deficiência, prestação de serviços e apoio à família.
ÂMBITO DE ATUAÇÃO: a APAE desenvolve atividades nas áreas da educação, saúde, assistência social, inclusão escolar, atividades complementares para alunos de Escolas Regulares e Creche, Centro de Convivência, abrangendo um público alvo direto e indireto. Também promove a defesa de direitos, educação escolar, inclusão produtiva, inclusão social, apoio às famílias, lazer, esporte, cultura, educação religiosa, habilitação e reabilitação, estudos e pesquisas, atualização, aperfeiçoamento e especialização técnico-profissional.
ABRANGÊNCIA:
Clientela atendida | 95 |
Voluntários (membros da diretoria) | 25 |
Voluntários | 02 |
Estagiários não remunerados | 03 |
Profissionais envolvidos | 24 |
Municípios (Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral). | 03 |
CLIENTELA ATENDIDA DIRETAMENTE:
Deficiência | 0 a 3 anos | 4 a 6 anos | 7 a 10 anos | 11 a 14 anos | 15 a 18 anos | Mais de 18 anos | Apoio Pedagógico | Total |
Intelectual | 04 | 04 | 04 | 06 | 17 | 25 | - | 60 |
Física | - | - | 01 | - | - | 01 | - | 02 |
Auditiva | - | - | - | - | - | 03 | - | 03 |
Visual | - | - | - | - | - | 02 | - | 02 |
Múltipla | 01 | 02 | 02 | 01 | 06 | 16 | - | 28 |
Total | 05 | 06 | 07 | 07 | 23 | 47 | - | 95 |
DIRETRIZES
O planejamento 2016 está implementado, respeitando as diretrizes norteadoras, pontuadas a seguir:
PLANO OPERATIVO ANUAL:
ADMINISTRAÇÃO | ||||
AÇÃO | OBJETIVO | META | CRONOGRAMA | PÚBLICO ATINGIDO |
Reunião com os profissionais da APAE, familiares, membros da diretoria da entidade. | - Elaborar o planejamento anual; - Avaliar a execução do planejamento; - Discutir, definir e viabilizar as ações técnicas de cada coordenadoria. | Organização do ano letivo de 2016. | Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Novembro | Profissionais da instituição nas áreas de Educação e Assistência Social, Familiares, Diretoria da entidade. |
- Participação nos encontros do Conselho Regional Vale da Eletrônica em Itajubá-MG; - Participação nos eventos realizados pela FENAPAE-MG. | Dinamizar os trabalhos dos presidentes, subsidiando-os com informações e materiais necessários para desempenhar suas atribuições junto às APAES de suas cidades. | Integração com presidentes e diretores das APAES da região. | Data definida pela Regional Vale da Eletrônica | Presidentes e diretores das APAES da região. |
Avaliação do Plano de Ação 2016. | Avaliar os pontos positivos e negativos para execução do Plano de Ação. | Participação dos profissionais que trabalham no Plano de Ação. | Dezembro | Colaboradores da APAE. |
Participação em cursos e eventos oferecidos por outras APAES. | Capacitar profissionais para aprimorar os trabalhos em sala. | Participação dos profissionais da APAE. | Data definida pelas APAES. | Profissionais da instituição na área de educação e assistência social. |
Ampliação da estrutura física para melhor atendimento clínico. | Alavancar projetos e meios de captação de recursos para auxílio na construção da área clínica planejada. | Atender alunos, famílias, profissionais da área da saúde, profissionais da área de arquitetura da cidade. | Durante o ano. | Alunos e funcionários e demais profissionais. |
EDUCAÇÃO | ||||
AÇÃO | OBJETIVO | META | CRONOGRAMA | PÚBLICO ATINGIDO |
Reuniões semestrais com familiares | Integrar os pais de alunos da APAE sobre o desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos, bem como buscar parcerias entre escola e família. | Participação de todos os pais de alunos e de pacientes das atividades complementares | Fevereiro Junho Outubro Novembro (encerramento) | Pais de alunos, professores, Supervisora Pedagógica, profissionais e estagiários. |
Triagem de material escolar para os alunos com recurso financeiro baixo. | Oferecer material adequado para que todos possam ter acesso ao desenvolvimento cognitivo e integração escolar. | Atender todas as famílias | Fevereiro Agosto | Família de alunos regularmente matriculados na APAE. |
Implementação do Programa de Inclusão Escolar.
| Estimular os professores à aprimorar o Programa Inclusão Escolar. | Participação de professores da APAE, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estaduais, Escolas Particulares. | Durante o ano. | Professores, Supervisão Pedagógica, Alunos e Equipe Técnica da APAE. |
Projetos: Artes; Higiene; Informática; Contadores de História; Olimpíada; Centro de Convivência; Sexualidade; Carnaval; Contadores de História; Psicomotricidade; Educação Emocional; Páscoa; Todos contra a dengue; Dia do Índio; Dia das Mães; Aniversário da Cidade; Festa Junina; Dia dos Pais; Os meios de transportes e trânsito; Meio Ambiente; Reciclagem; Folclore; Semana da Alimentação; Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla; Semana da Família; Projetos Educacionas da Parte Diversificada do Plano Curricular. | Trabalhar através dos projetos a emoção, criação, conhecimento, ética, cidadania, desenvolvimento cognitivo, integração social. | Atender todos os alunos | Durante o ano. | Alunos, Supervisora Pedagógica, professores, funcionários e voluntários da APAE, familiares.
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Capoeira, Musicalidade | Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo; Introduzir o conhecimento das melodias e ritmos através da música. | Orientar e estimular os alunos para que possam aproveitar ao máximo todas as suas potencialidades.
| Durante o ano. | Alunos, Supervisora Pedagógica, Professores, Funcionários e Voluntários da APAE. |
Dia do lazer e intercambio de conhecimento | Vínculo com empresas locais. | Promover a Integração Social. | Outubro | Família |
ASSISTÊNCIA SOCIAL | ||||
AÇÃO | OBJETIVO | META | CRONOGRAMA | PÚBLICO ATINGIDO |
Campanha de Vacinação contra Gripe INFLUENZA e H1N1. | Diminuir o índice de gripe e complicações respiratórias e epidemias. | Oferecer qualidade de vida e preservá-la. | Data estipulada pela secretaria de saúde | 95 alunos e 30 colaboradores. |
Encaminhamento de alunos com necessidades de atendimento médico em áreas específicas fora do município. | Encaminhar aos serviços necessários adequados quando as necessidades específicas ultrapassarem as possibilidades da APAE; | Assegurar a saúde e conforto do aluno. | Durante o ano letivo | Pessoas com necessidades específicas |
Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti | Combater a epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito | Preservar a saúde dos alunos | Primeira semana de abril de 2016 | Alunos e colaboradores |
Fórum Local da APAE | Discutir e orientar a família, sociedade e profissionais sobre a importância da prevenção e tratamento dos alunos com necessidades intelectuais especiais. | Participação de alunos, familiares, comunidade e profissionais da APAE. | Agosto | 95 famílias de alunos da APAE, alunos de atividades complementarem e convidados. |
Atividades comemorativas ao Dia das Mães e Aniversário da Cidade | Valorizar a família e interagir as mães num ambiente de religiosidade. Prestigiar as festividades do município. | Facilitar autoestima num ambiente harmonioso para mães ou responsáveis. Participação dos eventos. | Maio | Todas as mães e responsáveis. |
Projeto de Conscientização Familiar
| Conscientizar as famílias sobre a importância dos atendimentos na instituição, extensivo no domicílio. | Participação de todos os alunos e familiares. | Abril e setembro | Equipe Técnica Interdisciplinar, Supervisão Pedagógica, Direção, Presidente da Instituição. |
Integração da família com a escola.
| Realizar a integração da família com a escola, para que sejam parceiras no desenvolvimento das pessoas com deficiência. | Todos os alunos e familiares. | Durante o ano. | Famílias de alunos da APAE. |
Projeto Inclusão: Atitude e Ação. | Desenvolver o conhecimento no âmbito comercial. Públicos, conhecer diversos ambientes e conquistando independência. | Realizar compras em diversos setores comerciais. Participação de alunos com facilidade de entendimento na área. | Durante o ano. | Alunos e professores e funcionários da APAE. |
Participação nas atividades Comemorativas da Cidade. | Promover a inclusão Social | Todos os alunos e familiares. | Durante o ano. | Todos os setores da comunidade, alunos, professores e funcionários da APAE. |
Atividades de AVD e AVP. | Conscientizar os alunos maiores de 15 anos como organizar os alimentos no almoxarifado, cozinha e limpeza. | Desenvolver nos alunos atitudes de organização. | Durante o ano | Professores, funcionários, Supervisão Pedagógica, alunos. |
Atividades religiosas. | Participar em comemorações religiosas em bairros da cidade e Festa da padroeira da cidade | Todos os alunos e familiares. | Maio Junho Julho e Outubro | Professores, profissionais, alunos, voluntários e estagiários. |
Realização da Festa Junina dos alunos da APAE; Atividades Beneficentes. | Proporcionar atividades de lazer aos alunos da APAE e integração com a comunidade local. | Alunos da APAE, familiares, funcionários, entidades locais, comunidade. | Junho e decorrer do ano. | Alunos, Supervisão Pedagógica, professores, funcionários, familiares e voluntários. |
Realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. | Divulgar o trabalho das APAES, bem como conscientizar a comunidade sobre Deficiência Intelectual e Múltipla. | Participação da comunidade em geral. | 22 a 26 de Agosto | Comunidade em geral, escola, entidades locais.
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Atividades Cívicas. | Participar das comemorações cívicas existentes. | Todos os alunos | Durante o ano | Alunos, professores e funcionários. |
Comemoração da Semana da Criança. | Participar das comemorações da Semana da Criança, no intuito de valorizar os direitos e deveres da criança. | Todos os alunos |
Outubro
| Alunos, Supervisão Pedagógica, professores, funcionários e voluntários da APAE. |
Projeto de valorização da integração dos alunos da APAE com a comunidade local. | Apresentar o espaço físico da Entidade para alunos de Escolas Regulares, Particulares e Centros de Convivências da comunidade local e troca de experiências. | Todos os alunos da APAE e comunidade. | Semana da Criança Outubro | Alunos, Supervisão Pedagógica, Professores e Convidados. |
Festa de encerramento do ano letivo | Reforçar o vínculo escola família; proporcionar lazer as crianças da APAE e seus familiares. | Atender alunos e familiares | Dezembro | Alunos da APAE, pais de alunos, comunidade em geral. |
Comemoração Natalina | Buscar pessoas voluntárias para apadrinhar os alunos da APAE nas comemorações de natal. | Atender todas as pessoas com deficiência da APAE, pessoas voluntárias da comunidade local, famílias. | Dezembro | Alunos da APAE e comunidade local. |
Escola de Pais | Reunião com coordenadores do projeto; Sistematização dos dados; Verificação da proposta. | Pais e profissionais envolvidos no processo. | Carga horária 120 horas. | Pais e responsáveis pelos alunos, divididos em turmas de cinco pessoas. |
5. AVALIAÇÃO: A pesquisa de satisfação é um instrumento que avalia e monitora as ações dos programas existentes na instituição e que ajuda na tomada de decisões e no planejamento de novas intervenções.
Para 2016, será dada continuidade às entrevistas semestrais com usuários e seus pais/responsáveis, visando o índice de satisfação dos serviços prestados pela APAE de Cambuí e atualização de dados junto às famílias.
Valéria Gonçalves de Souza Santos Cláudio Clemente Bueno
Diretora - Aut. Nº 053622 Presidente da APAE/CAMBUI-MG