A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações desde a pré-história, fazendo parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas. Assim é evidente em todas as esferas de nossa sociedade que a música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio de repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado. Trabalhar com musica na educação é um fazer artístico, a música traz benefícios percebidos além das salas de aula, provocando reflexos positivos em toda a vida social Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, provocam reflexos positivos em toda a vida social.
Justificativa:
O Projeto Música na APAE surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e de âmbito da Escola, pois é certo que a música, a dança e as demais artes, proporcionam um aumento das experiências inclusivas, desenvolvendo a expressividade e a consciência corporal, bem como construindo o fazer musical coletivo.
Objetivo geral:
Incluir a música no cotidiano dos trabalhos escolares, a fim de proporcionar o desenvolvimento da criatividade, estimular a socialização, despertar potencialidades e criar a orquestra da APAE de Cambuí, formada pelos alunos da instituição, com músicos instrumentistas e coral.
Objetivos específicos:
-Despertar o gosto pela música e suas expressões;
-Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória.
-Conhecer as diversidades musicais;
-Perceber a importância da música como cultura;
-Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;
-Estimular os talentos na arte musical;
-Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento do vocabulário;
-Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
-Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação.
Desenvolvimento:
As aulas acontecerão às sextas-feiras, nos dois turnos, envolvendo todos os alunos. Nas salas de aulas, vários instrumentos são confeccionados pelos alunos para utilização nas aulas de música.
Recursos:
Violão, chocalhos, conguê, teclado e instrumentos confeccionados pelos alunos, e outros que fomentam musicalidade.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante a participação no desenvolvimento das atividades. Os talentos que surgirão serão incentivados, inclusive de forma de desenvolvimento musical individual.