Coordenadora do Projeto: Aparecida Morais Gonçalves – Supervisora Pedagógica
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem por finalidade levar aos alunos o conceito de Páscoa, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatado através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas. Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.A escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliar seus conhecimentos.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à: · Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos; · Vivenciar o sentido da Páscoa; · Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção; · Desenvolver a imaginação e a criatividade; · Socializar.
DESENVOLVIMENTO: · Produção de texto: Em grupo com tema livre, indicado ou com ilustração, conforme o nível da turma; · Listas de palavras: guloseimas (doces, salgados), alimentos típicos da Páscoa; · Gêneros textuais: músicas, histórias, receitas, poesias, etc; · Atividades como: cruzadinha, caça-palavras, acrósticos, carta enigmática, adivinhas, etc; . Elaboração de problemas; · Auto-ditado (símbolos da Páscoa,); · Atividades com letras embaralhadas; · Apresentação de músicas, jogral, teatro, etc; · Confecção de lembrancinhas da Páscoa (UTILIZAÇÃO DE SUCATAS) Observação: ressaltar a questão da reciclagem do lixo; · Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem, etc; · Atividades com questões ortográficas, conforme o contexto trabalhado e o nível da turma;
AVALIAÇÃO:
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo. O grau de experiências e de dificuldades das atividades realizadas pelos grupos depende da faixa etária em que eles se encontram bem como o grupo nos quais estão inseridos. As oportunidades são oferecidas a todos os alunos de modo que eles apresentem condições para realiza-lás.
OBSERVAÇÃO:
É necessário que o professor planeje as atividades oferecidas, que forneça materiais necessários para a realização do projeto e, sobretudo, esteja presente, ouvindo as crianças e auxiliando-as, pois somente assim o professor poderá compreender o desenvolvimento das crianças e planejar atividades cada vez mais adequadas as necessidades delas.